Arquitetura e decoração: consciência corporal através dos espelhos

Apesar de sua origem antiga e uso recente na arquitetura de interiores, ele é atemporal, funcional e produz incontáveis efeitos decorativos.

Pode ser considerado unânime, combina com todos os tamanhos e tipos de ambientes, cores, formatos, texturas, amplia horizontes: o espelho é muito mais do que um vidro com tinta e vai além da duplicação dos espaços.

Para a Piacesi Arquitetos Associados, a principal função de projetar com espelhos é trazer consciência corporal para seus clientes. É refletir de maneira original e sutil a vida em casa ou no trabalho.

Diante do espelho as pessoas entendem melhor os limites do próprio corpo e começam a pensar de uma maneira profunda sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Os espelhos inseridos nas academias e nos elevadores proporcionam uma divertida brincadeira instagramável: já conferiu o look e fez a selfie de hoje?

Neste artigo, a Piacesi aborda este importante recurso utilizado na arquitetura, bem como a funcionalidade e uso na decoração dos ambientes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Espelho como recurso para arquitetura de interiores

Os espelhos são sempre requisitados e vão desempenhar papel fundamental em qualquer ambiente arquitetônico, devido às suas propriedades reflexivas, funcionais e decorativas.

Deixar os espaços esteticamente limpos e minimalistas não é uma tarefa fácil. Tudo vai depender do tamanho, formato e, principalmente, onde o elemento reflexivo será posicionado para atingir os propósitos desejados.

Existem três tipos de espelhos: prata, bronze e fumê. Cada um deles desempenham diferentes funções, por isso é necessária uma ampla pesquisa para fazer a escolha certa.

Os espelhos nos projetos da Piacesi

Com sensibilidade, a Piacesi Arquitetos Associados procura entender qual é a necessidade do cliente antes de indicar os tipos de espelhos que combinam com cada espaço.

A aplicação correta da técnica permite trazer amplitude, multiplicar a luz natural e enriquecer a decoração de qualquer ambiente.

Todo projeto conta com um estudo minucioso em busca da melhor parede, tamanho ideal e o que deverá ser refletido através do espelho.

A Piacesi tem utilizado bastante o espelho de cor prata, por refletir exatamente a imagem real, sem distorções. Já os espelhos fumês e os bronzes reproduzem imagens acinzentadas e douradas, respectivamente.

Dicas para projetar com espelhos
  • Utilizar espelhos em ambientes onde a luz natural não é intensa para aumentar a claridade;
  • Atualmente, o espelho com formas geométricas é tendência e pode dar um toque muito charmoso e contemporâneo a qualquer espaço;
  • Espelheira: espelho acessório, também pode ser utilizado no corredor, no banheiro ou closet. Além da sua utilidade original de refletir pessoas, objetos e paisagens, pode-se ter um armário atrás e ajudar na otimização do espaço;
  • Revestir armários e paredes com espelho para um resultado requintado;
  • É válido lembrar que os espelhos duplicam tudo, sendo assim, redobrar o cuidado para não deixar o ambiente carregado.

A Piacesi Arquitetos Associados possui inúmeras soluções e uma versatilidade de técnicas para valorizar o espelho em seus projetos. Contudo, é imprescindível saber o que se deseja refletir ao planejar a sua utilização.

Já descobriu qual é o seu tipo de espelho favorito?

Para saber mais sobre arquitetura, explorar o potencial do espelho e melhorar a decoração da sua residência, basta entrar em contado com a equipe da Piacesi por meio do telefone (31) 3227-7861.

Apartamento AP